Arupamento de Escolas de Jovim e Foz do Sousa

Almoço Comemorativo do Dia dos Namorados

No dia 14 de Fevereiro, na Escola EB 2,3 de Jovim, a turma 9ºG organizou um almoço comemorativo do Dia dos Namorados que decorreu no Restaurante Pedagógico.
Com a ajuda do nosso formador Sérgio Mendes, conseguimos confecionar pratos típicos de vários países: Inglaterra, Espanha, França e Portugal. Tivemos a colaboração da turma 9ºE, que foi responsável pela decoração. Foi uma manhã cansativa, pois tivemos de preparar a sala para que tudo estivesse perfeito para o grande almoço.
Os professores da nossa escola foram convidados para desfrutar de um almoço romântico e divertido.
O objectivo principal era comemorar este dia de uma forma especial.
Achamos uma actividade divertida, mas um bocado cansativa.

Até à próxima visita,
Garfo, Faca e Guardanapo

14 de Fevereiro - Dia dos Namorados

No dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados e da Amizade, os alunos de Jardinagem e Espaços Verdes realizaram uma actividade de comercialização de flores, plantas e caixas decorativas. Montaram no átrio da escola uma banca e decoraram-na a preceito.
As expectativas de venda foram superadas pois, todos os produtos expostos foram vendidos no período da manhã.
Realmente neste dia, na nossa escola o amor esteve no ar!!!

Feliz Dia dos Namorados e da Amizade!!!

Obrigada...."monitora" Susana!!!



Obrigada.....muito obrigada, querida "monitora"

"É uma pessoa que eu confio, é espectacular, e este curso tem muita sorte em ter uma monitora como esta."
Rafael Gomes

"A Drª Susana é....
             Pessoa amiga, senhora de carácter
                    Sempre pronta a ajudar
                    Sempre que necessitar
            Gosta de afrontar e contrariar
                    Agora agradecemos
                    Por todo o bom jantar!
       P.S. O bom jantar é só para rimar. Hahaha!!!!"
Diogo Lameiro e João Cruz


As nossas intervenções.....com enorme empenho!!!

Os alunos do PIEF-CEF de Jardinagem e Espaços Verdes realizaram mais uma intervenção nas Escolas do Ensino Básico. Desta vez foram à Escola EB 1 de Atães onde plantaram agapantos, árvores e algumas plantas aromáticas. Desde já agradecemos a disponibilidade da Junta de Freguesia de Jovim na cedência do transporte para os alunos.
Podem ver o resultado dessa intervenção neste pequeno video!

O ABC das Podas

As árvores não estão sempre em actividade; têm também os seus períodos de descanso.
Na primavera têm uma actividade máxima: formação de folhas, flores, novos crescimentos e engrossamentos de tronco e pernadas, constituição dos frutos, etc. Chegada a primavera os gomos abrem-se. A este fenómeno para os gomos foliares ou mistos, chama-se rebentação e para os gomos florais, chama-se desabrochamento. Depois vem o Verão e a actividade da árvore decresce um pouco; segue-se o Outono em que entra em actividade acelerada outra vez, mas com uma orientação diferente. A árvore tem ainda, crescimentos, mas estes são pequenos porque o calor já não é o suficiente para que execute esta função.Entramos no Inverno. Nesta estação umas espécies paralisam quase por completo as suas actividades, as folhas caem – são as de folha caduca, há outras que mantêm as folhas, - são as árvores de folha persistente, nas quais a actividade é também mais reduzida.

Olá a todos…

Eu sou o Garfo, Faca e Guardanapo, mais conhecido por GFG. Não sei quantos anos tenho. Desde a Antiguidade que estou presente em todas as mesas do Mundo. Este ano, coube-me a tarefa de acompanhar a turma PIEF do 9.º G (Serviço de Mesa e Bar) da Escola Básica 2,3 de Jovim e Foz do Sousa. Vou contar-vos as principais actividades que desenvolvemos ao longo do presente ano lectivo.

"Plantar um mundo melhor!"

“Plantar um mundo melhor”
O jardim constitui um cenário de excelência onde a beleza e os aromas se fundem, estimulando os sentidos e evocando as mais diversas sensações!


Comemoração da Convenção dos Direitos da Criança 2010

Na sequência da Comemoração da Convenção dos Direitos da Criança, a turma de Jardinagem e Espaços Verdes desenvolveu um projecto em articulação com as Escolas EB 1 do Outeiro e de Gens. Este projecto consistiu na decoração de vasos que foram decorados pelos alunos das EB 1 tendo os alunos do curso plantado uma planta que seria novamente devolvida às respectivas turmas das EB1. A planta simbolizava uma criança e os alunos teriam que cuidar com o maior carinho..... foi um sucesso a criatividade manifestada pelos alunos na decoração dos vasos!!!!
O nosso obrigado aos alunos e professores das Escolas EB 1 envolvidas!

Plantação de Tulipas



Os alunos procederam à plantação de tulipas em vasos para após o seu crescimento e desenvolvimento se possa efectuar a decoração de alguns espaços escolares nomeadamente as floreiras da Biblioteca.